Propaganda

domingo, 25 de janeiro de 2015

Inspiração Japonesa - Xícara de chá, ponto cruz e história

Olá pessoal! Gostaria de compartilhar com vocês minha pequena preciosidade. Minha xícara japonesa. Adquiri ela em um antiquário, ela é pintada a mão e os craquelados internos e externos denunciam sua longa jornada.


Como minha mesa de jantar estava com um caminho tão lindo que a Miriam Lima bordou, não resisti em formar este composé.


Beber chá é um costume introduzido no Japão, no século IX, na forma de chá de infusão (団茶, dancha) por um monge budista Eichu (永忠), quando retornava da China ao Japão, aonde conheceu a Erva, de acordo com a lenda, após 200 anos. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão, e cultivada em seu próprio território.


No século XII, um novo tipo de chá surge, o matcha, foi trazido por Eisai, outro monge japonês retornando da China. Considerado um chá verde mais forte, retirado da mesma planta de chá preto, foi inicialmente utilizado em rituais em templos budistas. Já no século XIII, samurais já consumiam a bebida matcha, como uma adaptação do Budismo, com isso, o futuro do chá estava traçado.


Por volta do século XVI, beber o chá se popularizou, chegando a atingir todas as camadas sociais do Japão. Sen no Rikyu, um dos maiores destaques na história da cerimônia do chá, seguido pelo seu mestre, Takeno Jōō, de acordo com a filosofia ichi-go ichi-e, cada cerimônia do chá é única, e nunca poderá ser reproduzida. Seus ensinamentos foram responsáveis pelo desenvolvimento de novos estilos arquitetonicos japoneses, como jardins, arte e todo o desenvolvimento e criação da cerimônia do chá. E os ensinamentos resistem até hoje. (fonte: Wikipédia)

Espero que tenham gostado! Um grande beijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário